O Homem é Carnivoro? Não!

Hoje pela manhã fui surpreendido por uma frase um tanto quanto curiosa. “Os seres humanos são carnívoros por natureza, por que temos caninos”.  Não me convenci muito e resolvi pesquisar um pouco. Então tá, vamos aos fatos.

CARACTERíSTICAS ANATÔMICAS DOS CARNíVOROS E HERBíVOROS

O homem é biologicamente mais próximo dos herbívoros (os que se alimentam de vegetais) do que dos carnívoros (os que se alimentam de carne).Os humanos não possuem dentes como os carnívoros para triturar ossos ou rasgar a carne. Vinte dos nossos trinta e dois dentes servem para mastigar grãos e nozes.
Outra importante diferença é o comprimento do trato intestinal. O intestino humano é longo (6 vezes o comprimento do corpo), de forma que ele não consegue eliminar a carne rapidamente. Carne em decomposição libera toxinas como o ácido úrico, uréia e amônia, que passam através da parede intestinal. Essas toxinas afetam as juntas, causando inflamação, reumatismo, artrite e causando danos aos rins e ao fígado.

CARNíVOROS

  • Tem garras.
  • Não tem poros na pele, respiram através da língua para esfriar o corpo.
  • Bebem lambendo.
  • Dentes afiados, ponteagudos, para rasgar a carne e triturar os ossos; maxilar movimenta-se verticalmente.
  • Glândulas salivares pequenas; saliva ácida; não possuem enzimas para a digestão de grãos.
  • Forte ácido hidroclórico no estômago para digerir tecido animal rijo, ossos, etc.
  • O trato intestinal é 3 vezes o comprimento do corpo; a carne decomposta passa através dos intestinos dentro de poucas horas.

HERBÍVOROS

  • Não tem garras.
  • Respiram através de poros na pele
  • Bebem através de sucção
  • Não possuem dentes afiados; molares chatos para .moer a comida; maxilar movimenta-se horizontal e verticalmente.
  • Glândulas salivares bem desenvolvidas; saliva alcalina com enzimas amílase para pré-digerir carboidratos.
  • o ácido do estômago é 20 vezes mais fraco que o dos carnívoros.
  • O trato intestinal tem de 10 a 12 vezes o comprimento do corpo; a comida passa através dele vagarosamente.

SER HUMANO

  • Não tem garras.
  • Respiram através de poros na pele
  • Bebem através de sucção
  • Não possuem dentes afiados; molares chatos para .moer a comida; maxilar movimenta-se horizontal e verticalmente.
  • Glândulas salivares bem desenvolvidas; saliva alcalina com enzimas amílase para pré-digerir carboidratos.
  • o ácido do estômago é 20 vezes mais fraco que o dos carnívoros.
  • O trato intestinal tem 6 vezes o comprimento do corpo; a comida passa através dele vagarosamente.

Outro detalhe importante é os seres humanos têm de cozinhar a carne para torná-la palatável e para que não fiquemos violentamente doentes. Em relação aos peixes,  em algumas culturas são consumidos crus como a japonesa, mas geralmente são acompanhados de bebidas digestivas como banchá ou chá verde nas refeições.

Para finalizar a minha linha de pensamento, o ser humano acabou se adaptando a dieta mais carnívora ainda nos primórdios do mundo para sobreviver a tempos difíceis. A época em questão é na idade da pedra, onde ainda não possuiam a cultura de plantio e cultivo.

Hoje não necessitamos mais depender de fontes animais como antes para nos alimentar. Principalmente porque temos uma variadade infinitamente maior de vegetais do que espécies de animais para consumo humano.

A consciência é de cada um.

Do Livro: “Fatos sobre a dieta vegetariana e Nutrição.”

About these ads

14 Respostas para “O Homem é Carnivoro? Não!

  1. Pingback: Os sábios não comem carne « Blog do Raphael Koizo

    • Pois é! Essa tema gera muita polêmica mesmo… Se você gosta de comer carne e para você não existe relação nenhuma entre a saúde e o consumo de carne, ótimo, bom para você.
      Recentemente, estive participando de uma palestra sobre alimentação saudável pela empresa que trabalho, e nela o palestrante diz claramente que a carne deve ser a menor parcela de nossa alimentação, principalmente porque a carne que consumimos hoje é radicalmente mais danosa do que a de 30 anos atrás.
      Então vejamos, se o consumo deve ser reduzido, porque eu não posso parar de comê-la? Todos os “supostos benefícios” que a carne oferece podem ser substituidos facilmente numa dieta vegetariana equilibrada. É tudo uma questão de conhecimento e uma mente mais aberta a novos sabores.

      Sinto em te dizer, mas acho que, quem está viajando é você!

      • Pela ingenuidade da provocação e pela coerência da resposta, pode-se deduzir também, que as pessoas vegetarianas são as que geralmente pensam mais (e daí o motivo de sua opção)…
        …mas, só para constatação pessoal, Molina, me passe, se puder, a fonte (livro, enciclopédia ou até mesmo site) em que pesquisou o que afirma em seu comentário.
        Obrigada!

  2. Digo mais: Que besteira é essa de nos comparar com animais que não cozinham a carne?!?! Também não vejo vacas cozinhando batatas ou fritando mandiocas!!!

  3. O homem atual se alimenta de produtos cuja origem e de cadáveres de animais mortos e mutilados. Até mesmo os laticínios, que são os produtos de origem animal como o queijo, a manteiga, o requeijão, etc. para serem produtos em escala industrial, submetem-se ao confinamento compusório, altas doses de hormônios, stresses e maltratos em geral. Tudo isso para satisfazer a nossa volúpia de ingerir o sangue dos nossos queridos animais. Pense nisso: quem teria a coragem de ingerir a carne do seu animal de estimação?

  4. O homem não é nem carnivoro nem herbivoro, ele é onivoro…
    Os omnívoros (português europeu) ou onívoros (português brasileiro) são os animais que se alimentam tanto de produtos de origem animal como vegetal.
    Normalmente são predadores, mas têm o aparelho digestivo adaptado a metabolizar diferentes tipos de alimentos. Por exemplo, os mamíferos omnívoros têm dentes caninos menos desenvolvidos que os carnívoros e os incisivos e molares menos complexos que os herbívoros.

    Apesar do intestino ser longo como dos herbívoros, a flora intestinal do homem é semelhante à de outros animais onívoros, mesmo que o homem seja vegetariano.

    Exemplos de onívoros da Classe Mammalia são o ser humano, os macacos, o urso, o morcego , o lobo-guará e o Suricato.

    O Homem é um predador nato, uma das maiores indicações disso são os olhos frontais, existente somente em predadores.

  5. Esqueci de comentar um detalhe, a proteina, rica nos produtos de origem animal, é essencial para a reparar e construir tecidos, portanto os que optarem por serem vegetarianos devem ter um cuidado especial em ingerir alimentos que contenham proteinas, como a soja por exemplo, o lado ruim é que os alimentos de origem vegetal que contem proteina, contem em baixas quantidades, necessitando assim um consumo maior destes alimentos.
    As proteínas são compostas de cadeias de aminoácidos que formam nossa massa corporal magra. A maior quantidade é encontrada nos músculos, sendo elas as responsáveis pela contração muscular. Outras funções importantes das proteínas são: regular o funcionamento dos órgãos do corpo, defesa do organismo através da formação dos anticorpos, transportar substâncias através do sangue, coagulação sanguínea, construção de novos tecidos além de serem matéria prima de alguns hormônios. Sem elas nenhuma dessas funções existiria.
    Por isso é de extrema importância o consumo regular de alimentos que proporcionem a quantidade adequada de proteínas que precisamos diariamente. As proteínas são divididas em proteínas animais e vegetais, sendo necessário o consumo de ambos os tipos para um melhor funcionamento do organismo.
    Em casos de carência, a falta de proteínas causa debilidade, edemas, insuficiência hepática, apatia e até baixa das defesas do organismo.
    O organismo com deficiência em proteínas produz células sangüíneas em menor quantidade e boa parte delas com anomalias. Por isso, pessoas desnutridas apresentam anemia (redução do número de glóbulos vermelhos) e leucopenia (redução do número de leucócitos), acarretando maior vulnerabilidade a infecções.
    Existe uma maior necessidade de proteínas na alimentação de crianças, na alimentação de adolescentes e em casos de queimaduras graves e traumatismos variados.
    Eu não sou vegetariana e não pretendo ser, com fome comeria sim até mesmo um animal de estimação, bem como minhas plantinhas de estimação que cuido com todo carinho, alimentação é alimentação gente, e nossa primeira alimentação é o leite materno, de origem animal e rico em proteinas e lipidios.

    • Qualquer alimentação balanceada e acompanhada por um profissional pode trazer benefícios tanto para onívoros quanto para vegetarianos. O importante é manter-se bem informado e vigilante com a sua saúde.
      O que realmente condeno é que para muitos, uma refeição sem algum tipo de carne não é refeição. Isso realmente não condiz com nenhuma dieta saudável.

  6. respondendo de forma bem particular, eu sou gaucha e como tal cresci comendo churrasco e muita carne mal passada (sangrando) diariamente, eu sou uma dessas pessoas que se não tiver algum tipo de carne no prato não é comida, mas em nome da saude evito as carnes vermelhas, optando por peixe, frango e ovos, mas não abro mão da carne vermelha pelo menos uma vez por semana, sou totalmente contra carnes exoticas, acho um absurdo a vitela por exemplo, que nada mais é que carne de filhote de boi, vejo os alimentos de origem animal como parte de uma dieta saudavel, porem não precisa uma matança em grande escala, nem a matança de animais silvestres, os exageros é que causam tantos desequilibrios, tanto na fauna quanto na saude, se alimentar de carne não significa uma dieta exclusiva, isso seria um absurdo, porem a abolição total também, conheço pessoas que abriram mão até mesmo do leite, ovos, queijos etc. por serem de origem animal, isso também não é saudavel…apesar de sermos “homens” e como tal pensantes, ainda assim somos também animais, biologicamente somo apenas mais uma especie animal, e assim como mudar a dieta de um cavalo, retirando o capim e implantando carne o mataria, bem como inserindo vegetais na alimentação de um leão o deixaria doente, se nós humanos não respeitarmos nossa consepção biologica só teremos prejuizos, mas bom censo e respeito as outras especies é fundamental, arrisco até a dizer que é uma obrigação e só tras beneficios.

    • Opinião é opinião… Alguns dizem que o café faz mal, outros dizem que café faz bem, agora isso é uma verdade que depende de cada indivíduo. Por experiência própria tenho uma saúde e qualidade de vida muito superior a três anos atrás quando parei de ingerir carne. Não sou nenhum atleta, aliás sou sedentário até mais do que devia… Se para seus amigos parar de comer carne, leite e ovos faz bem quem somos nós para julgar? Somente um médico e um nutricionista pode afirmar com exames se essa dieta está ruim ou se está OK.
      Nós somos os únicos mamíferos que se alimentam de leite após a aleitamento materno, e posso afirmar com toda certeza que isso se deve a uma questão cultural, pois de certa forma todos temos uma certa intolerância a lactose, seja ela pequena ou alérgica (grave). Isso ocorre porque com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase, enzima responsável por quebrar as moléculas de lactose para facilitar a digestão.
      Quanto aos ovos, dependendo de onde se compra eles oferecem mais prejuizos a saúde do que benefícios. Seja pelos altos niveis de colesterol ou pelo risco constante de contaminação bacteriologica proveniente da falta de higiene das granjas.
      Não condeno quem se “beneficia” com produtos de origem animal, mas a redução desse consumo é realmente importante para saúde e para o meio ambiente como um todo.

      • concordo plenamente com a redução do consumo de produtos de origem animal, até pq, o exesso é extremamente prejudicial e até perigoso, não só desses produdos como qualquer tipo de exesso, como dizia meu pai ” tudo que é demais faz mal” … e é uma grande vdd, o ideal é encontrar o equilibrio, seja na alimentação, ou em qualquer outro aspecto da vida…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s