O delicioso Tahine!

Como sabem, a culinária natural é feita de erros e acertos, e a busca por novos alimentos e sabores é constante. Recentemente descobri um complemento fantástico e delicioso para minha dieta vegetariana. O nome desta maravilha é Tahine. O Tahine ou creme de gergelim natural é obtido exclusivamente das sementes do gergelim integral tostado e moído. Sobre o gergelim… Se trata de uma semente oleaginosa de excelente sabor e valor nutricional. É um alimento rico em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de conter alto teor de proteínas, ferro e outros micronutrientes essenciais para o funcionamento do organismo como as vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio e fósforo. Isenta naturalmente de colesterol, também contém óleos poliinsaturados de fácil digestão e que auxiliam no controle dos níveis de colesterol.
Saboroso e versátil, o Tahine substitui com vantagem a manteiga e a margarina e pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados, sendo indicado principalmente para molhos, patês e cremes. Ingrediente indispensável na culinária árabe em diversos pratos como o Homus, Babaghanouj, Namura etc.
Este alimento pode não ser novidade entre os que já seguem dietas vegetarianas e veganas, mas foi como se eu descobrisse ouro.
Para que fiquem com água na boca, seguem duas receitas básicas feitas com o Tahine.

Babaghanouj

Ingredientes:
4 unidade(s) de berinjela grande(s)
3 colher(es) (sopa) de tahinequanto baste de sal
1 unidade(s) de limão espremido(s)
1 dente(s) de alho picado(s)
2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)quanto baste de azeite

Modo de preparo:
Escolher berinjela graúda e pele lisa que contenha pouca semente. Colocar a berinjela direto na chama do fogão para pegar sabor de defumado, por volta de 5 minutos. Vire para que ela queime por todos os lados. A casca se romperá e ela ficará mole. Para retirar a cascas, lavá-la em água corrente e puxar a pele. Não deixar muito tempo no fogo pois ela perde o volume e a receita não renderá. Abrir a berinjela e picá-la bem. Por a berinjela em uma tigela, adicionar molho de gergelim (tahine) e um pouco de sal. Misturar bem, juntar suco de limão e misturar novamente. Distribua em uma travessa. Enfeite com salsinha e sirva com pão sírio torrado.
Dicas
– Você pode assar a berinjela em uma churrasqueira a bafo, que deixará um delicioso sabor de defumado. Para isso, corte fora a ponta menor e faça um corte em X para soltar os vapores. – Caso você não tenha uma churrasqueira a bafo em sua casa você poderá improvisar uma cobrindo a berinjela com uma panela ou tigela funda. Cuidado com os cabos de plástico.

Homus bi Tahine

ingredientes:
4 colher(es) (sopa) de tahine
600 gr de grão-de-bico
quanto baste de alho
1 xícara(s) (chá) de água
1 unidade(s) de limão espremido(s)
quanto baste de azeite
quanto baste de sal
quanto baste de hortelã para decorar

Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma travessa, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dicas: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.

Espero que tenham gostado da dica. ;p
Fontes: Jasmine Produtos naturais e Cibercook.

Anúncios

2 Respostas para “O delicioso Tahine!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s