Educação alimentar x Gripe suína

Este tema tem sido intensamente falado e pesquisado. Muitas dúvidas pairam no ar e estão causando um certo pânico em todos nós.

A pergunta que mais ouço é: como se proteger da contaminação desta doença?

Posso dizer que são três passos que realmente podem evitar o contágio.
Como a doença se espalhou de forma muito rápida, as medidas não-farmacológicas são mais indicadas, como por exemplo lavar as mãos.
Com certeza higiene é o primeiro passo para frear a disseminação deste vírus. Estamos em constante trânsito e sempre entramos em contato com ambientes que podem estar contaminados. Portanto lavar as mãos várias vezes ao dia ajuda e muito.

Segunda medida é evitar aglomerações e ambientes fechados, principalmente em áreas com ar-condicionado. Estes ambientes são propícios para o vírus já que há uma circulação contínua de um ar não renovado.

A terceira e mais importante de todas: Educação alimentar!
Porque digo isso?

Uma boa alimentação nos previne de várias doenças oportunistas, principalmente a gripe. A maioria das pessoas que estão infectadas com certeza tem uma má alimentação não em termos de quantidade e sim de qualidade. Comer uma porção de gorduras, açúcares e alimentos processados, além de refrigerantes, com certeza, prejudicam o bom funcionamento do seu sistema imunológico.

Para realmente fortificar seu sistema imunológico é importante consumir uma série de substâncias, como vitaminas, minerais e enzimas, facilmente encontrados em grãos, hortaliças frescas, frutas, nozes, sementes e outros alimentos ricos em fibras.

Veja alguns alimentos importantes para sistema imunológico:

Substância

Como atua

Fontes 

Vitamina C

Aumenta a produção das células
de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.
Goiaba, pitanga, agrião, caju, espinafre, fruta de conde, melão, Frutas cítricas (kiwi, limão, acerola, laranja), couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo.Condimentos ricos em vitamina C: açafrão,coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, raiz-forte, salsa e tomilho.

Vitamina E

Parte do sistema de defesa do corpo, interage com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante (o que retarda o envelhecimento). Germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, vegetais folhosos e legumes.Condimentos ricos em vitamina E: açafrão,  louro, manjericão, manjerona, mostarda-branca, orégano e pimenta.

Vitamina A

Tem ação antiinflamatória. Cenoura, abóbora, espinafre cozido, melão,  batata-doce, brócolis, papaia, manga, aspargo,  pêssego, beterraba, alho, alho porró,  broto de bambu, lentilha, melancia, banana, caqui, damasco, cereja.  Condimentos ricos em vitamina A: alecrim, tempero chili, coentro, cravo-da-índia, estragão, hortelã-pimenta, louro, manjericão, manjerona, pimenta, raiz-forte, sálvia e segurelha.

Vitamina B6

Excelente para aumentar a imunidade geral do organismo. Tem uma ação protetora contra o câncer, ajuda a controlar alguns tipos de diabetes e tem sido muito usada para aliviar sintomas da tensão pré-menstrual. Levedo de cerveja, lentilha arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo,  banana, cenoura, abacate, melão, nozes.  Condimentos ricos em vitamina B6: alho, cebola, tempero chili, coentro, cúrcuma, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia.

Selênio (Se)

antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório. Alho, cebola, milho, cereais integrais, cogumelo, levedo, castanha do Pará.  Condimentos ricos em selênio: alho, coentro, gengibre, mostarda-branca e salsa.

Zinco (Zn)

Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Aveia, espinafre, semente de girassol, cogumelo, gengibre.

Condimentos ricos em zinco: aipo, anis, cominho, gengibre, manjericão, mostarda-branca, papoula.

Consumindo com regularidade estas substâncias, além de se proteger desta pandemia, você também estará contribuindo para um melhor bem estar.

😀

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3 Respostas para “Educação alimentar x Gripe suína

  1. Pingback: Efeito Gripe suína! « Blog do Raphael Koizo

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