Projeto quer banir agrotóxicos de SP

Na segunda-feira, dia 31/08, um projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa de São Paulo com o objetivo de banir 14 princípios ativos de mais de 200 agrotóxicos, a partir de janeiro de 2010. Estes pesticidas, que podem causar câncer e problemas no sistema nervoso, estão proibidos em países europeus, Estados Unidos, Canadá, Japão e China.

O autor do projeto o deputado estadual do PT, Simão Pedro , exige que as redes pública e privada de saúde notifiquem os casos de doença e morte causados pelo contato com agrotóxicos. As penas para quem desrespeitar as regras varia de advertência e cancelamento da licença da empresa, além de pagamento de multa de R$ 150 mil.

De acordo com levantamento do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), da Fundação Oswaldo Cruz foram registrados em 2007 mais de 5,3 mil casos de intoxicação e 162 mortes pela exposição a agrotóxicos no país.
Essa lei vem de encontro com o incentivo do governo federal à produção e consumo de produtos orgânicos.

Finalmente alguém está pensando na saúde pública como um todo. Nossos alimentos deveriam nos proporcionar saúde não doenças, por isso acredito que este projeto de lei veio em boa hora.
Espero sinceramente que esta lei seja aprovada e que outros estados também sigam o exemplo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s