Energia que vem da Terra

Hoje grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, métodos esses muito poluentes. Com a preocupação ambiental e o uso renovável de fontes de energia visando obter elétricidade de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido a alguns anos, um modo de aproveitar um recurso natural abundande. O calor que vem do interior da Terra chamado de energia geotérmica ou energia geotermal.

Para entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente compreender como nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas (crosta terrestre), que nos mantém isolados do seu interior, onde encontramos o magma, que é basicamente constituído de rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

Antigamente só era possível instalar uma usina geotérmica em alguns lugares do mundo, pois nesses lugares existe tanto vapor e água quente que se fez possível produzir energia elétrica.

O processo é similar ao das usinas petroleiras, para se chegar a estas zonas. Abrem-se buracos fundos no chão até chegar aos reservatórios de água e vapor, estes são drenados até á superfície por meio de tubos e canos apropriados.

Através destes tubos a o vapor é conduzido até á central eléctrica geotérmica. Tal como numa central eléctrica normal, o vapor faz girar as lâminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador. A diferença destas centrais elétricas é que não é necessário queimar um combustível para produzir eletricidade.

Após passar pela turbina o vapor é conduzido para um tanque onde vai ser resfriado.

A fumaça branca que se vê na figura é o vapor a transformar-se novamente em água no processo de resfriamento. A água é de novo canalizada para o reservatório onde será naturalmente aquecida pelas rochas quentes.

Graças a tecnologia que sempre está evoluindo, já estão sendo desenvolvidos novos processos de perfuração,em que qualquer região do mundo será possível gerar energia através dessas usinas.

Existem vantagens e desvantagens que dependem muito de região para região.

Quem quiser saber mais sobre o assunto acesse:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s