O que é um coletivo?

Você já deve ter ouvido, faço parte de um coletivo de arte, ou meu coletivo de cinema está expondo tal coisa. E sempre fica aquele ponto de exclamação: Mas o que é um coletivo? Calma… Eu explico!

Coletivos, são uma associação de pessoas que têm interesses em comum. Eles podem se extender a vários assuntos, desde arte, física quântica ou talvez gastrônomia.

Por exemplo relacionado a pessoas que gostam de gastrônomia. Um deles é chef e sua especialidade é cozinha italiana e cria um blog chamado “Mama mia”. Outro gosta de vinhos e cria um blog chamado “O Sommelier”. Um terceiro curte sobremesas e cria o blog “Mil delicias”. E por fim, um adepto de cozinha vegetariana escreve para “Blog do Raphael Koizo!” rs
Então, temos esses blogs sobre gastrônomia ao léu. Como são sobre assuntos similares podem efetivamente criar um coletivo. Desta forma, o visitante leitor pode encontrar todas as informações sobre gastrônomia, de forma mais ampla. Basta para isso visitar o coletivo “Hora da boia”. Lá, ele poderá ler os últimos posts de todos os blogs relativos a gastrônomia em um único lugar.

Muitas pessoas adotam esse tipo de associação por ser uma forma mais democrática de difusão de informação e conteúdo. Mas o exemplo acima é sobre coletivos de blogs na internet. mas essa idéia se aplica também em outros campos fora do mundo virtual.

Como a finalidade de um coletivo é integrar pessoas para trocar experiências e enriquecer seus trabalhos e conhecimentos, nada melhor que fazê-lo fisicamente! Isso acontece no the Hub, escritório coletivo localizado em São Paulo. O conceito dos escritórios coletivos vem dos EUA e se difundiu em vários países. Com essa premissa, o the Hub favorece nesse ambiente o contato direto com outros profissionais e por consequência o aumento do networking e idéias no trabalho é claro!

Outros espaços também tem a mesma iniciativa com áreas de exposição coletivas de moda e arte e cultura em geral.

Seja virtualmente ou fisicamente, com essa nova onda, houve uma grande mudança na forma como os profissionais e pessoas comuns se relacionam, o que resultou numa explosão de novos conhecimentos, novas praticas e técnicas de pesquisa e trabalho.

Então, agora que você sabe o que é um coletivo, porque não vai atrás de um? Participar e se informar, esse é o ponto!

Anúncios

5 Respostas para “O que é um coletivo?

  1. Ótimo texto. Tirou a minha dúvida. Agora, vou seguir a dica e procurar dois coletivos: um sobre matemática e outro o outro, poesia. Obrigado.

  2. Olá! Adorei sua explicação mais ainda me resta uma dúvida!
    Poderia nomear um evento onde teríamos reunido uma salada cultural com: sarau, artes plasticas, musica e gastronmia como um coletivo cultural?

    • Sim poderia. O conceito de coletivo é de várias pessoas trabalhando em prol de um objetivo comum, contribuindo da forma que lhes cabe dentro do seu campo de conhecimento. Obrigado pela visita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s