Eleições 2010 X Necessidades Essenciais

Por Monika Nakaoka

A cada eleição que passa tenho a impressão que o povo brasileiro torna-se cada vez mais ignorante, no verdadeiro sentido da palavra.
 
Parece que brasileiro curte ser enganado e prefere ouvir promessas fantasiosas a cobrar ou se certificar se as promessas anteriores foram cumpridas. Tenho a impressão que os brasileiros vêem as campanhas eleitorais como festa, farra, show, como entretenimento e não como um assunto de extrema importância.


 
A grande massa é a que mais sofre em filas de hospitais, com tratamentos inadequados, com ensino de baixa qualidade e não se dão conta que ele mesmo, povo, é quem fez a escolha.
 
Assistindo ao horário reservado a propaganda eleitoral, os discursos são os mesmos de sempre, promessas e mais promessas, dá a impressão que o Brasil será o “país das maravilhas” e o povo acredita.
 
Duas áreas essenciais que necessitam urgente de grande melhoria, com investimentos em estrutura e profissionais são, educação e saúde. Os candidatos a presidência prometem aumentar a quantidade de escolas, hospitais e clinicas com programas diferenciados, e o povo acha isso o máximo! Os prédios de alvenaria, que acredito serem fáceis de construir, mas sobre os modelos de planejamento, execução e equipes de profissionais nenhum deles, candidatos, mencionam qual será o plano de ação. Do que adianta construir prédios para escolas e hospitais, e não estruturá-los com equipamentos e equipe de profissionais adequados?
 
Um exemplo é o que acontece no hospital do Mandaqui, na zona norte de São Paulo, onde os profissionais da saúde tratam os pacientes como se fossem “um nada”. Vejam as expressões de uma enfermeira, que se chama Silvana, ao se referir a dois pacientes, “dá uma olhada se ele está cagado” e “já tá na hora desse ‘F D P’ ir pra casa”. O primeiro tem a necessidade de utilizar fralda geriátrica e outro, por conta de tantos remédios fortes, estava meio desorientado e tentando retirar a agulha, utilizada para aplicação do soro, que estava em seu braço.
 
Não há necessidade de citar exemplos de profissionais despreparados na área da educação, por conta de um modelo de ensino ultrapassado, demagógico e sem investimento, basta ver os resultados de pesquisas de aproveitamento e provas como ENEM que são divulgados em todos os canais de comunicação, principalmente na internet que são conhecidos como “pérolas do …”.
 
Bem, tanto na área da educação quanto na área da saúde, somos totalmente reféns desse tipo de profissional que cresce a cada dia e o povo e os políticos só estão preocupados com a quantidade de hospitais e escolas sem se importar com a qualidade.
 
Será que essa grande parte da população brasileira não consegue perceber quanto estão sendo enganados e manipulados por esses políticos, que estão pensando somente em se eleger para obter as beneficies dos cargos que ocuparão?
 
Enquanto a maior parte da população que vota se contentar com o “Bolsa Família”, com “Merenda Escolar” e outros Programas demagógicos, os políticos serão os mesmo e continuarão fazendo as mesmas falcatruas.
 
Uma pergunta: O povo tem os governantes que merecem?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s