Dicas para os aspirantes a políticos

Como cidadão brasileiro, não consigo admitir as promessas e absurdos que vejo na propaganda política nesta eleição. São tão batidas e falsas que leva a população a nem se interessar pela política ou pelo Brasil.

Mesmo assim, espero acertar e escolher bem os meus candidatos. Isso tem sido uma tarefa árdua mas, não impossível. Então ontem em casa, parei para pensar, se um candidato me desse perspectivas, eu votaria nele com certeza. Veja quai são:

(1ª) Instituir uma reforma educacional

Incluir o tema ciência política na grade curricular de alunos do ensino fundamental e médio.

Melhorar as condições de acesso a informação aos mestres e alunos através da internet de qualidade.

Incentivar a profissão do professor oferecendo salários dignos e justos a cada especialidade, pois se tratam de pessoas formando pessoas.

Incentivar a produção do conhecimento através de interação entre universidades, escolas e institutos, com as comunidades de baixa renda, visando promover o desenvolvimento das mesmas.

(2ª) Instituir uma reforma política

Esta medida visa reduzir e restringir a corrupção através do sistema de cargos utilizado nas empresas.

Funcionaria assim: Nenhuma pessoa poderia se candidatar a um cargo sem ter passado por outro de menor posição hierárquica, podendo pular somente duas hierarquias.

Então, um indivíduo para ser prefeito tem que ter sido vereador antes, ou para ser senador deve ter sido governador e assim por diante. Só assim poderemos dizer que um candidato tem experiência e vida pública.

Veja os exemplos abaixo:

Político Funalo

  • 1 x vereador
  • 0 x prefeito
  • 1 x deputado estadual
  • 0 x governador
  • 2 x deputado federal
  • 0 x senador
  • 1 x presidente
  • Total = 20 anos de vida pública

Político Ciclano

  • 1 x vereador
  • 1 x prefeito
  • 0 x deputado estadual
  • 0 x governador
  • 1 x deputado federal
  • 1 x senador
  • 0 x presidente
  • Total 16 anos de vida pública

Experiência é o que não vai faltar…

Outro ponto é que nenhum político pode se candidatar para um cargo abaixo do seu último mandato. Deste modo, um governador não poderia se candidatar a prefeito, ou presidente se candidatar a senador e por ai vai…

Essa proposta é totalmente coerente, pois se tomarmos como base o exército, nenhum sargento quer ser soldado raso novamente. O único motivo para isso acontecer na política é o acúmulo de aposentadorias tão almejadas pelos ratos que infestam nossa política.

Terceiro ponto, nenhum político pode ser eleito mais do que duas vezes para o mesmo cargo. Parece pouco, mas não é! Em oito anos se faz muita coisa se tiver empenho e responsabilidade política.

Quarto ponto, o político se aposentará apenas com o benefício de maior valor sem acúmulo de outros cargos, em sua vida pública. Essa vai ser difícil de sair do papel, porém…

E o mais importante em minha opinião, é que todos os aumentos salariais e benefícios em prol desses servidores públicos sejam votados pelo povo com aprovação mínima de 51% da população. Com a tecnologia avançada que dispomos hoje, isso não seria impossível.Assim, ao invés de empurrar esse xarope nossa garganta abaixo, eles terão que provar que merecem o aumento.

Creio que com essa reforma, não teremos tantos Tiriricas, Delúbios e Sarneys, pulando de cargo em cargo “mamando sem dó na vaquinha” chamada Brasil.

(3ª) Instituir uma política de produção agrícola voltada para o desenvolvimento sustentável.

Incentivar a produção agrícola através de recursos fiscais e financiamentos, a produtores que adotam meios sustentáveis no seu processo.

Aumentar os recursos e esforços para o desenvolvimento agrícola nas regiões norte e nordeste do país, explorando culturas que se adaptem ao clima e solo das regiões.

Incentivar a pesquisa e desenvolvimento tecnológico de novos meios de produção mais “limpos” e eficazes.

Proteger nossas fronteiras, principalmente na região norte, justamente porque lá se encontra o nosso maior tesouro, a Amazônia.

Em um país tão rico em biodiversidade é realmente uma incoerência a forma que tratamos esse tema.

Essas são minhas dicas para quem quer meu voto. Espero que algum político tenha essas visões mesmo que utópicas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s