Hoje comemorados o dia mundial do Urbanismo

Edifício residencial dos escritórios Meir Lobaton e Kristjan DonaldsonO Urbanismo é um campo do conhecimento considerado como ciência que tem a cidade como principal objeto de estudo.

Está associado à idéia de que uma cidade pode ser projetada para melhor ser trabalhada. Isto é, uma cidade deve ser pensada para ter coerência com a geografia do local, em que os edifícios estão construídos de forma ordenada e adaptados às funções para a que foram destinados. Uma cidade bem planeada e na qual se tem cuidado com o planejamento urbano, é disposta de jardins e espaços verdes, em que os edifícios estão ordenados e são acessíveis a todas as pessoas.

Urbanismo sustentável já é um campo mais amplo e que vem sendo abordado, com mais frequência em fóruns mundiais e também como base de estudos nas mais diversas faculdades arquitetura em todo país.

Para que o conceito esteja totalmente ligado a sustentabilidade, é preciso um esforço em buscar novas tecnologias de energia limpa, coleta e reciclagem de lixo, uso racional da água e preservação dos recursos naturais. Pode parecer utopia, mas a alta tecnologia de hoje nos permitirá um desenvolvimento tanto evolucionário quanto sustentável.

Infelizmente no Brasil sustentabilidade é confundida com ecologia. A ecologia é o objetivo da sustentabilidade, que visa o bem estar e desenvolvimento do indivíduo dentro do ambiente onde ele vive, sem comprometer o meio ambiente.

Então quando for construir ou adquirir um imóvel se informe se no projeto foi incorporado alguma iniciativa sustentável, como reuso da água, coleta seletiva, energia limpa (solar, eólica, etc.), se os entornos foram planejados quanto acessibilidade, viabilidade e impacto ambiental. Além de estar comprando um bem realmente durável, estará também, de certa forma, forçando para que as construtoras e urbanistas se preocupem com esse tema.

Então sustentabilidade quando focada de forma coerente, está intimamente ligada ao alto desenvolvimento intelectual e tecnológico do ser humano, permitindo que as próximas gerações possam aproveitar o que a terra tem de melhor, a VIDA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s