Leite vegetal é animal

Muito utilizado por quem tem intolerância a lactose e também por veganos os leites vegetais são mais nutritivos e funcionais. Como estou deixando aos poucos de consumir leite busquei varias alternativas, mas sem sucesso, de um substituto para ele.
Tentei o leite de soja, mas me faz muito mal, além do gosto ser marcante demais.
Então depois de um tempo, eis que encontrei o Blog “Cozinha sem glúten e sem leite” da escritora e banqueteira Claudia Marcelino. Além dessas qualidades, ela também é uma excelente mãe e deixou sua vida profissional, para se dedicar aos cuidados com seu filho, Mauricio, que tem autismo. Ela descobriu que uma dieta sem glúten e sem caseína poderia ajudar a melhorar a qualidade de vida dele, e foi o que aconteceu.
Fiquei muito feliz em saber que ainda existam pessoas como a Claúdia, que se desdobram visando um bem maior.
Enfim… Vamos ao Leite vegetal!

No blog da Claudia existem inúmeras receitas de leites vegetais, mas o que mais me interessou foi o leite de arroz. Além de mais ameno e de maior versatilidade nas receitas, feito em casa seu preço fica muito barato, já no mercado…
Então anotem aí:

Leite de Arroz

  • 2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar
  • 10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio
  • 1/2 colher das de chá de sal
  • Metade de uma fava de baunilha
  • Modo de fazer
    1º Leve ao fogo a água com o arroz, o sal e a metade da fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos, não mais que isso.

    2º Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso.

    3º Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado.

    Repare que na foto o leite da jarra é mais tranlúcido. Este é o leite de arroz puro. O do copo está misturado com leite de amêndoas e fica um branco mais leitoso.

    Nota:

    Adicionando cálcio
    Você pode adicionar cálcio ao leite misturando uma colher de chá de pó de casca de ovo ou cálcio de ostras em pó, encontrados em boas lojas de produtos naturais. Se misturá-lo a um pouco de leite de avelãs ele já estará enriquecido de cálcio, pois as avelãs são ricas em cálcio, mais até do que o leite de vaca.

    Adicionando ômega 3
    Para fazer um leite enriquecido com ômegas, adicione 1 colher das de sopa de óleo de linhaça, ou de nozes, ou de canola prensados à frio e depois de pronto. Estes óleos não são os óleos de cozinha encontrados em supermercados. São vendidos em lojas de produtos naturais em pequenas garrafas de vidro.

    Não deixem de visitar o blog Cozinha sem glúten e sem leite!

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