Doce veneno! Livros para deixar o vício em açúcar

Na história da evolução da humanidade sabe-se que os alimentos utilizados eram aqueles que a natureza oferecia tais como: raízes, tubérculos, carne, ovos, leite e frutas. Com o passar do tempo o homem descobriu que se colocasse alguns alimentos em contato com a água do mar conferia-lhe um melhor sabor, assim incorporou o sal à dieta, o mesmo aconteceu quando colocou mel em contato dos alimentos , assim descobriu um adoçante natural.
O açúcar que conhecemos, só foi extraído da natureza há cerca de mil anos, e totalmente difundido pelo mundo há apenas 400 anos atrás.

A sacarose é constituída de duas moléculas que são a glicose e a frutose, e encontra-se em abundância na cana-de-açúcar e na beterraba, com um processo químico ocorre a transformação onde se obtêm o açúcar normalmente encontrado no estado sólido e cristalino, que é usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos.
Glicose e frutose são chamados de açúcares simples porque já estão prontos para ser utilizados pelo organismo. São moléculas gêmeas, possuem a mesma fórmula química (isomeria) e são fontes diretas de energia. A rigor, açúcar em última instância é a glicose; a frutose, apesar de ser assimilada enquanto tal pelo organismo, no fígado se transforma em glicose.
Atualmente a bioquímica humana revela que o coração é dependente de proteínas, gorduras vitaminas e sais minerais, mas de nenhuma fração de açúcar. Por outro lado o cérebro necessita da glicose proveniente dos alimentos. A glicose que é o açúcar dos alimentos, não faz mal à saúde. O problema está no açúcar refinado que é chamado por nutrólogos de anti-nutriente. Outra questão é a dependência que o açucar causa. Tão poderosa essa dependência que alguns a comparam ao vício em cocaína, pois ambos estimulam a liberação de dopamina na mesma parte do cérebro…

O lance é “punk”!!! 😦

Pensando neste tema resolvi listar alguns livros de receitas que podem ajudar a deixar a vida mais doce, só que sem açucar.

Anotem aí!

Delícias sem açucar
Com décadas de experiência à frente da escola de culinária Ma Cuisine, Gracia Wenna e mais uma vez mostra ser possível comer bem e manter a saúde. Após reunir receitas salgadas leves e saúdaveis em Delicias Light, Gracia enriquece e complementa a literatura gastrônomica brasileira com Delícias Sem Açúcar. Não é um livro apenas para os que desejam perder peso. É uma ferramenta importante para melhorar a qualidade de vida dos milhões de pessoas que não podem ingerir açúcar, os diabéticos.

Editora: Record
Autor: GRACIA WENNA
ISBN: 8501040886
Origem: Nacional
Ano: 2004
Edição: 6
Número de páginas: 236
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Sem açucar, com afeto
Uma ajudinha para você largar o vício do açúcar, uma dieta natural para diabéticos, 75 receitas deliciosas, indicações de como evitar uma série de problemas de saúde.

Editora: Correcotia
Autor: SONIA HIRSCH
ISBN: 8586331090
Origem: Nacional
Ano: 1998
Edição: 11
Número de páginas: 115
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Com Sabor E Sem Açúcar
Em ‘Com sabor e sem açúcar’, Inéa Fonseca oferece cerca de 130 receitas de 33 diferentes frutas. O livro ensina – como fazer saborosas sobremesas sem açúcar; receitas detalhadas com informações sobre as frutas; dicas sobre os ingredientes, sua seleção e conservação; como organizar a cozinha e os equipamentos necessários.

Editora Mauad
Autor: Inéa Fonseca
ISBN: 8574781339
Origem: Nacional
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 240
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Doces sem Açucar
Quem disse que para manter uma alimentação saudável e uma dieta equilibrada é preciso abdicar do prazer de comer doces? O chef José Avillez, com a ajuda da nutricionista Madalena Muñoz, mostra-nos que não precisa de fazer sacrifícios. José Avillez propõe-lhe receitas deliciosas de fácil confecção que pode experimentar em casa, acompanhadas da respectiva informação nutricional para que possa controlar as calorias que ingere.

Editora: A Esfera dos Livros
Autor: José Avillez
ISBN: 9789896261139
Origem: Portugal
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 144
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Espero que aproveitem as receitas e tenham um doce dia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s