Nova receita… Vegaroni!

Linguiça5Esperando fazer uma linguiça com sabor mais próximo das tradicionais, acabei criando um sabor inesperado de Pepperoni, no caso o Vegaroni, segundo minha amiga Mariana ;).

No blog, há algum tempo atrás, eu postei uma receita básica de linguiça que fica muito gostosa por sinal, mas que ainda não tem a textura e consistência ideal como a de uma linguiça tradicional. Na verdade, essa receita é uma variante de várias que encontrei em sites veganos/vegetarianos, mas o que me incomodava era o sabor que ainda não estava bacana.

O segredo dessa receita é o cozimento em banho maria, que fazemos para que a massa ganhe consistência. Outro ponto são os temperos que utilizei um pouco diferentes do que da receita anterior. Todos as casas de produtos naturais possuem os ingredientes que você vai utilizar neste preparo.

Vejam só o que vão precisar:

Vegaroni (pepperoni vegano)

Ingredientes

  • 1 xícara de proteína de soja aromatizada bacon (não é bacon de verdade, só imita… rs);
  • 1 xícara de água fria;
  • 1 xícara de grão de bico cozido e escorrido (pode ser feijão branco se não tiver);
  • 1 colher de sopa de vinagre branco;
  • 1 colher de chá de molho de pimenta vermelha;
  • 1 colher de chá de páprica doce
  • 1 colher de café de erva doce;
  • 1 colher de sopa de caldo de legumes em pó;
  • 1 colher de sopa de beterraba em pó;
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem;
  • 1/2 xícara de farinha de aveia;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo (ou farinha de glúten);
  • 1/2 xícara de molho de tomate;
  • sal a gosto.

Modo de preparo

Hidrate a proteína de soja por uns 15 minutos na água com o vinagre branco. Escorra e depois esprema para tirar o excesso de água. Misture bem com o molho de pimenta, a páprica doce e a erva doce e reserve. Isso vai garantir que o sabor característico do pepperoni fique mais acentuado.

Num processador de alimentos, coloque o grão de bico, o caldo de legumes em pó, a beterraba em pó, a aveia, a farinha e o azeite. Bata até formar uma farofa.

Aos poucos vá acrescentando o molho de tomate até perceber que a massa ficou um pouco pegajosa, mas ainda firme. Se precisar acrescente mais molho para obter esse ponto.

Junte essa massa preparada com a soja temperada em uma vasilha grande e misture bem para espalhar a soja na massa. Regule o sal neste momento.

Disponha de 6 a 9 pedaços de papel alumínio com aproximadamente um palmo de largura, para embrulhar a massa. O tamanho delas quem decide é você (mais fina, mais grossa, etc).

Ponha em cada papel alumínio uma quantidade de massa, moldando na forma de uma linguiça, enrolando e fechando as extremidades como se fosse uma bala. Não force demais na hora de apertar para não abrir o alumínio.

O importante é deixar toda massa coberta pelo alumínio. Não se preocupe muito com o formato, ela basicamente vai se formar sozinha quando cozinhar no vapor. Ficam bem cilíndricas, parece até mágica.

Pegue uma panela para cozimento a vapor, e disponha as linguiças dentro dela. Se não tiver pode ser do modo que eu fiz, panela comum com água e escorredor de macarrão tapado em cima! Deixe cozinhar por uns 30 minutos.

Depois de frias, desembrulhe e aprecie sua obra. Você pode grelhar com um fio de azeite, untar com azeite e colocar na churrasqueira (fogo baixo, não tão perto da brasa), fritar elas fatiadinhas com cebola, cobrir uma pizza, enfim… O que desejar!

Como essa linguiça é quase sem gordura (somente pelo azeite dela) o consumo fica mais saboroso se sempre utilizar um óleo para prepara-lá.

Para fechar esse post, minha sugestão de consumo é fazer ela em rodelinhas fritas no azeite.

Na mesma frigideira que usou, fritar meia cebola com uma colher de sopa de vinagre e duas colheres de molho de yakisoba. Junte as linguiças para apurar o gosto e sirva em seguida com pão italiano ou baguete fatiada. Com cerveja então… Cheers!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s